quarta-feira, 25 de julho de 2012



Livros - A troca
                         
                                                                                                                Lygia Bojunga

      Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida. Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro. De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.
      Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação. Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava. Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que – no meu jeito de ver as coisas – é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava. Mas, como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra – em algum lugar – uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.

        (Mensagem de Lygia Bojunga para o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, traduzida e divulgada nos 64 países membros do IBBY).


   Caso queiram conhecer um pouco mais sobre a autora e sobre sua casa/editora, acessem http://www.casalygiabojunga.com.br/




        No dia 24 de Julho de 2012, uma linda terça-feira, nós (loucas) professoras do Projeto Sala de Leitura da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí re solvemos visitar a Casa Lygia Bojunga num afã de conhecer um pouco mais sobre esta maravilhosa autora da literatura infanto-juvenil brasileira. Como era uma bela tarde de FÉRIAS, e porque somos bem animadas mesmo, aproveitamos para fazer muitas poses (rsrsrrs).
      Abaixo deixo registrado um pouco desse dia ESPETACULAR q vivemos juntas...



Uma mesa de trabalho e estudos como as nossas


Que paisagem!!!

Professora Andréia Rangel se apaixonando ela Literatura Infanto-Juvenil


Sempre quis ter uma escrivaninha dessas...

Nossa guia explicando um pouquinho sobre cada cômodo




Nossa amada Josiane Soares e Vicente

Professora Élida se deliciando

Professora Claudia e seu adorável (e paciente) filho


duas bonecas...



Uma pausa para um rilex




Professora Maria Cristina - tive a oportunidade de conhecê-la mais de perto



Que trabalho lindo!!!


Uma das poucas autoras que gosta de fazer manuscritos



Manuscritos - uma raridade!!!


Livros manuscritos

Pesquisas e trabalhos acadêmicos sobre a obra de Lygia 


Trabalho formidável registrado em formato de casa, bem ao gosto da autora




Umas das descidas da casa - parede cheia de ilustrações de leitores







"fuxiqueira" rsrsrsrs

Que quadro lindo - reúne várias técnicas...





A Bolsa Amarela se destaca entre as demais

Nossa guerreira Paula na comissão de frente


Que descanso bom à janela...

Nossos meninos...








É grego??? Só sei que é uma edição em língua estrangeira....

O livro faz jus ao nome: "Feito à mão"

Que delicadeza!!!


Quero tooooooooooodos!!!!!!





Livro escrito para homenagear nossa amiga da sal de leitura - Maria Angélica... (rsrsrs)

Prêmio Andersem... e eu tirando onda...






Confesso que quis sim entrar na caixa





Mais um prêmio...







Eu... costurando minhas histórias...


A evolução do mesmo livro... "Os Colegas"






Élida se apaixonou...



Nosso saudoso Bondinho

Sim... tb quis me pendurar no varal...



Quem se lembra do Griou do filme Kirikú??? Este chapéu é dele...

Mistura tipicamente brasileira de artes... poesia e bordado
















"alunas" atentas ao conto...


cadeiras com bordado personalizado

"A namoradeira"

Joana - em: "A Namoradeira"




O lugar da casa que eu mais me identifiquei... é muito acolhedor e tem um palco



Depois que eu descobri o instrumento de percussão que imita o som da queda d'água os meninos ficaram doidos...


"ESpelho, Espelho meu..."





Sim, eu me amo





Que paisagem!!!

Andando de carros sobre os trilhos



Nossa "Kombida"




Olha o que a fome fez comigo

Janelas em formato de bondinho...

Minha sogra...





Restaurante Literalmente Sobrenatural

Muita Fomeeeeeeeee...


Concentração...

Só alegria





Até a banca de jornal de St Teresa é charmosa

Sta Teresa... um bairro muito charmoso

Fotografando o interior do carro prq ver se achava minha máquina fotográfica...



2 comentários:

  1. Foi um dia realmente maravilhoso! Acredito que guardaremos para sempre, em nossas gavetas da memória, os momentos compartilhados. Bj
    Josi

    ResponderExcluir
  2. Verdade!!! A vida é feita de momentos... q bom q sabemos aproveitar bem cada um deles... e ainda registrá-los...

    ResponderExcluir